segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sistema Digestório

O nosso sistema digestório é dividido em 8 partes:

Boca

Esôfago

Estômago

Faringe

Intestino Delgado

Intestino Grosso

Ânus ou Reto

Glândulas Anexas

Cada parte desse sistema tem uma função, e uma forma anatomica e fisiológica. Que serão vistas particularmente nos outros tópicos.

Aqui iremos abordar Sistema Digestivo no geral, qual sua função e qual o percurso que os alimentos tem que fazer, da entrada até a saída do sistema.

Como o nome já deixa dito, a função desse sistema é fazer a digestão dos alimentos, a qual começa na boca, através da mastigação e da salivação. Essa digestão feita na boca pode ser divida em duas, a mecânca, que seria o ato da mastigação, e a química, que seria a salivação com a "quebra" de carboidratos. Após começada essa digestão o alimento é levado até o Estômago através de movimentos peristáuticos, passadando pela Faringe e pelo Esôfago, ao chegar começa uma nova digestão, também mecânica e química, porém muito mais química que mecânica, a química é feita pelo suco gástrico, fazendo a "quebra" de proteínas, e a mecânica pelos movimentos peristáuticos. Depois do estômago ele (o alimento) vai para o intestino delgado, onde começa-se a retirada de nutrientes, passando para o intestino grosso, com a retirada de água e formação do bolo fecal, por fim sendo expelido pelo ânus.

Neste caminho percorrido pelos alimentos ocorre a "quebra" das proteínas, carboidratos e gorduras. A primeira "quebra" é a dos carboidratos, logo que é colocado na boca, suas particulas começam a ser "quebradas" quimicamente pela saliva, que é liberada pela glândula salivar, e se dão até o fim desse processo. Já no estomago começa a "quebra" das proteínas, através do suco gástrico que existe em grande quantidade no estômago, e continua-se a "quebra" dos demais nutrientes. No intestino delgado continua-se esta "quebra" assim fazendo com que o corpo aproveite ao máximo, após o alimento já devidamente "quebrado" e aproveitado, passa para o intestino grosso onde ocorre a absorção de água. Lembrando sempre que todos esses nutrientes, gorduras, proteínas e carboidratos são absorvidos e transportados para o nosso sangue e levados a todas as células de nosso corpo. A parte que nosso corpo não utiliza de tudo que ingerimos é descartada através das nossas fezes.

4 comentários:

  1. muito bom este blog
    com certeza vai ajudar muitas pessoas

    ResponderExcluir
  2. nossa muito obrigado,agora vo me sair bem na prova de amanhã...
    valeeeeeeeeu.

    ResponderExcluir
  3. Mas em que orgão acontece a quebra da gordura?

    ResponderExcluir